COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR ALFREDO NASSER
PROJETO COPA DO MUNDO EM SALA DE AULA
PROJETO COPA DO MUNDO DE 2010
Professora Cleunice Araujo
ALVORADA DO NORTE, 25 DE MAIO DE 2010.
Justificativa
O futebol é uma das práticas culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intrincada de significações. O futebol quando competitivo (profissional) visa à extração de um campeão e, conseqüentemente, rotula vencedores e perdedores. Quando inserido no contexto escolar, possui características específicas, sendo também permeado por tensões, competições, exclusões, inclusões, etc. Sendo o futebol uma das maiores paixões do povo brasileiro, neste período de copa do mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre a África do Sul, trabalhando também os temas transversais: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo.
Objetivo Geral
Este projeto visa promover um trabalho interdisciplinar, para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, dentro do tema proposto, sendo que o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura. Pretende-se assim, estudar as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, idade, religião, classe social, nacionalidade e sexo.
Objetivos Específicos
-Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
-Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
-Conhecer a história das copas.
-Identificar cada país e os dias que jogam.
-Respeitar e compreender o trabalho coletivo.
-Explicitar qual é o seu conhecimento e sua visão sobre a Copa do Mundo.
-Refletir criticamente sobre a Copa do Mundo, ampliando seu conhecimento sobre esse tema.
-Conhecer os vários aspectos sociais, culturais e econômicos, dos países participantes de uma Copa do Mundo.
-Estabelecer relações geopolíticas entre o país sede, seus vizinhos e entre os países dos outros continentes participantes do evento
Período de Realização:
Maio a Junho de 2010
Metodologia
-Utilizar o conhecimento prévio de como foi a história do Brasil nesse torneio de futebol, a origem da Copa, critérios de participação dos países e o modo de disputa desse torneio internacional.
- Utilização de vários meios de comunicação (revistas, jornais e canais esportivos) divulgam reportagens sobre as Copas já realizadas e a Copa que se aproxima.
-O site da Revista Placar especializado em futebol internacional e nacional poderá auxiliar sua pesquisa sobre a próxima Copa do Mundo a ser disputada na África do Sul em 2010.
-Ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.
-Montar murais.
► Observação: Usar o laboratório de informática sempre que possível.
SUGESTÕES
Temas Transversais
Ética: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.
Organização de um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador. / Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino
Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira).
Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós brasileiros herdamos.
* Atividade: Pode-se pedir que os alunos definam racismo, preconceito e discriminação e criem situações dramatizando esses conceitos para os colegas.
*Atividade: Peça aos seus alunos que tragam fotos de seus ídolos. Monte um mural com essas imagens. Verifique se há negros, orientais e representantes de diversas etnias. Avalie com a turma a porcentagem de ídolos brancos, negros e orientais. Quem tem mais destaque na TV?
Matemática
Jogo bem calculado
São muitos os números envolvidos numa competição: pontos, gols, faltas, impedimentos... A Matemática oferece as ferramentas necessárias para a turma interpretar esses dados, ler tabelas e fazer projeções.
* Sugestões de atividades:
• Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times;
• Identificação de formas geométricas no campo;
• Utilização de conhecimentos de geometria para entender as regras e as jogadas ensaiadas - que podem podem ser reproduzidas numa maquete;
• Confecção de uma tabela com pontos ganhos, ranking de artilheiros, saldo de gols e outros dados significativos sobre o torneio;
• Análise das informações de tabela da Copa do Mundo para solucionar problemas e fazer projeções estatísticas;
• Criar problemas;
• Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bicampeão);
Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final;
Quantidade de jogadores num jogo de futebol;
Os reservas da seleção (função);
Agenda da copa;
O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...)
Língua Portuguesa
Papo mais coerente
Poucos assuntos provocam tantas discussões acaloradas como o futebol. O domínio da língua portuguesa ajuda a construir argumentos coerentes e a expressar as idéias com mais clareza e confiança.
*Sugestões de atividades:
• Pesquisa de expressões futebolísticas que foram incorporadas ao vocabulário corrente: qual o significado original de cada uma dessas expressões e o uso que ela ganhou no idioma fora do contexto esportivo;
• Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos;
• Exercícios para desenvolver a argumentação, habilidade fundamental em qualquer conversa.
• O Hino Nacional - A letra do hino enfatizando as palavras que as pessoas mais erram; pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis;
• Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa);
• Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos, revistas, livros; leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles).
Língua Estrangeira
Campeonatos mundiais colocam em contato gente das mais diversas nacionalidades. O conhecimento de outros idiomas possibilita comunicação com essas pessoas e acesso aos universos culturais dos quais eles fazem parte.
*Sugestões de atividades:
• Análise das expressões, imagens e gritos de guerra usados por torcedores das diferentes seleções.
• Busca em jornais e sites estrangeiros de notícias que falem sobre o desempenho do Brasil no maior torneio de futebol do planeta
• Pesquisa sobre as origens do futebol na Inglaterra, pátria mãe da língua inglesa.
História
Lances do passado
No Brasil, o futebol é mais que um esporte. É uma manifestação cultural - com uma história. Investigar suas raízes e transformações é uma forma de ampliar o olhar sobre ele e imprimir-lhe outros significados.
*Sugestões de atividades:
• Pesquisa sobre o processo que transformou esse esporte em "paixão nacional"
• Identificação das características tipicamente brasileiras que estão sintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleção;
• Interpretação de charges que falem sobre a relação entre política e futebol;
• Discussão sobre o patriotismo que surge na época da Copa, questionando por que ele não se mantém vivo em outros momentos;
• História das Copas;
• Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes);
• Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários
• Mãos de obra temporária que surge em razão da copa;
• Retrospectiva das Copas;
Geografia
O mundo num estádio
Muito antes de se começar a falar em globalização, o esporte ignorava fronteiras. Os conhecimentos geográficos facilitam a interpretação dessas diferentes realidades que, a partir de maio, entrarão em campo.
Sugestões de atividades:
• Pesquisa sobre aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos da África do Sul, o país-sede da Copa, para posterior comparação com os mesmos indicados brasileiros.
• Levantamento dos espaços - públicos e privados - usados para a prática do futebol na cidade de Anápolis.
• Confecção de um mapa com todos os países participantes da Copa, com destaque para o fuso horário de cada um. (o conceito de fuso horário). 7º ANO
• A Copa também da sentido ao mapa-múndi e a muitos nomes, fatos e conhecimentos geográficos e históricos. (quem já tinha ouvido falar na República dos Camarões antes de os "leões africanos" aparecem no cenário futebolístico, no Mundial de 1990); coloca no mesmo campo inimigos políticos (em 1998, os jogadores de Irã e Estados Unidos trocaram flores no gramado).
• Aproveitar a ocasião para explicar a dinâmica do sistema capitalista (a quantidade de marcas de patrocínio estampadas nos estádios e nas roupas dos jogadores nos ajuda a ver que não é só o futebol que está em jogo, mas o comércio de produtos, os atletas estão inseridos num sistema econômico que vê tudo como mercadorias). 8º ANO
• Localização no mapa da sede da Copa
*Alguns assuntos dos países que disputam a Copa do Mundo podem ser estudados em sala de aula veja alguns exemplos: Com o Mapa mundi em sala podemos mostrar a localização de um país em relação ao Brasil ou a outro.
Qual continente pertence determinado país.
História e Fatos Recentes dos países.
Extensão e dimensão territorial.
População, nacionalidade e origens.
Economia (Indústria, Agrária, Pontos Turísticos).
Cultura (curiosidades, Idioma, Moeda, personalidades).
*Pesquisar os contextos e as conjunturas históricas que cada Copa ficou inserida - Crise de 1929; Segunda Guerra Mundial; Regime Militar, Guerra Fria e outros.
*Refletir sobre a relação mundial com o evento tendo em vista aspectos globais, um exemplo: Porque a FIFA tem mais países filiados que a ONU. Por que a Copa é de 4 em 4 anos.
*Conhecer os nomes completos dos países, sua capital, moeda, idioma, população (habitantes média de idade).
Ciências
Experiências de Campo
Já é tradição a Copa revelar novidades tecnológicas: Estádios ultra modernos, uniformes com fibra especial, dieta para aumentar o rendimento dos atletas, avanços em telecomunicações. Ótimas dicas para as aulas de Ciências.
*Sugestões de atividades:
• Demonstração de como as informações de imagem e som viajam de um ponto a outro do planeta.
• Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias.
• Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas. O que é adrenalina? Quando ela é liberada? Quais os seus efeitos? Quais os nutrientes necessários para um bom preparo físico?
• A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso.
• O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;
Artes
Explosão de criatividade
Fantasias, bandeirinhas, faixas, cartazes. O Brasil vive um momento de grande criatividade popular. Cabe ao professor estimular a turma a produzir e interpretar as manifestações visuais encontradas nos estádios.
*Sugestões de atividades:
• Análise dos mascotes das Copas, que retratam os países-sedes. Criação de um para representar o Brasil.
• Estudo dos brasões e símbolos das seleções, com origem, influências estéticas, cores e formas utilizadas.
• Pesquisa de obras artísticas sobre o futebol (Cândido Portinari, um dos nossos maiores pintores, retratou um grupo de meninos disputando pelada em sua cidade natal "Futebol em Brodósqui").
• Interpretação de letras de músicas e gritos de guerra cantados pelas torcidas.
• Observação da arquitetura dos estádios, relacionando o estilo com o lugar que foram construídos.
• A Bandeira Brasileira - As bandeiras dos países que estão sediando a Copa - As bandeiras dos demais países.
• Música de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol (É Uma Partida de Futebol - Skank), bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.
Educação Física
A copa na prática
*Sugestões de atividades:
-Entregue e solicite que os/as alunos/as do 6º ao 9º anos respondam o questionário sobre a Copa do Mundo, utilizando a escrita para materializar suas opiniões.
-Para a segunda aula, o/a professor/a deverá sintetizar as respostas do questionário entregue pelos/as alunos/as. Nesse momento, o/a professor/a deverá considerar todas as respostas apresentadas independente de sua veracidade;
-Solicite aos/às alunos/as que tragam reportagens, fotos, imagens e outros documentos sobre qualquer Copa do Mundo já foi ou será realizada, para que possamos organizar um Painel Informativo sobre os seguintes temas da Copa do Mundo:
• A história do futebol;
• Regras e conhecimentos técnicos, táticos, físicos e psicológicos do futebol;
• A história e contextualização das Copas do Mundo;
• As sedes da próxima Copa do Mundo;
• A mídia na Copa do Mundo;
Avaliação
O critério para avaliar depende e varia de cada professor. Os trabalhos realizados pelos alunos como cartazes, trabalho escrito, envolvimento e comprometimento com a aprendizagem é o que realmente importará.
Observe e acompanhe os/as alunos/as se, durante o desenvolvimento da estratégia de ensino, conseguiram identificar o que sabem sobre a Copa do Mundo e, num primeiro momento, ampliar o conhecimento sobre o tema de forma reflexiva e crítica. Verifique a participação dos/as alunos/as durante a construção dos Painéis Informativos sobre a Copa do Mundo.
Sites referência para pesquisa
www.ibge.gov.br/paisesat/
http://www.placar.com.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_de_Futebol
http://esportes.terra.com.br/futebol/copa2006/interna/0,,OI687127-EI5490,00.html
BIBLIOGRAFIA
http://partilhandosugestoesescolares.blogspot.com/2010/02/esboco-do-projeto-copa-do-mundo-de-2010.html?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13706
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1084
ADAPATAÇÕES: Cleunice Araujo
ANEXOS
África do Sul
por Ana Luiza de Beaurepaire | 21/05/2010
Um manual histórico para você saber tudo sobre o país da Copa, do descobrimento até hoje
De quatro em quatro anos o mundo se volta para um país que, durante um mês, passa a ser o centro das atenções e dos corações fervorosos de qualquer torcida. Agora, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo desembarca no continente africano e em uma nação que conta com a alegria única de seu povo. A África do Sul se prepara para viver momentos de glória e superação em um mundial que promete ser inesquecível.
Pensando nisso, criamos um "manual" histórico para você ficar antenada e saber tudo sobre esse país. Fique de olho e prepare-se para uma emocionante viagem no tempo.
Descobrimento
Em busca de riquezas e de uma nova rota marítima para a Índia, o português Bartolomeu Dias descobriu a África do Sul em 1488. Ele aportou na Ilha Robben (ao largo da atual Cidade do Cabo) e foi ali que durante anos holandeses, portugueses e ingleses reabasteceram suas embarcações. Os povos africanos que habitavam essa região passaram a ser submetidos as práticas agressivas dos "invasores" e, em 1591, um grupo denominado Khoikhoi atacou a ilha. Os europeus armados venceram fácil os guerreiros locais, e estes foram feitos prisioneiros.
Colonização
A primeira colonização ocorreu em 1652. Foi com o objetivo de fortificar a região que reabastecia as tropas europeias que Jan Vab Riebeeck fundou a Cidade do Cabo. Em 1795 a África do Sul viveu uma segunda colonização. Os ingleses ocuparam a cidade durante a Guerra Anglo-Holandesa e ela tornou-se, então, capital da Colonia Britânica do Cabo. Depois da abolição da escravatura, em 1835, os colonos passaram a explorar o interior do território africano.
Ouro, diamantes e guerras
Ao descobrirem ouro e diamantes os colonos começaram a enriquecer e, com isso, o parlamento britânico se enfureceu. A guerra estava instaurada: de um lado os Boers (colonos de origem holandesa, francesa e alemã) e de outro britânicos. Em 30 de maio de 1902, os Boeres, a fim de não serem dizimados, selaram a paz com os britânicos através do Tratado de Vereeniging. Com isso, o governo britânico passou a ser soberano e decidiu-se, então, que os negros não teriam direito a voto (exceto na Colônia do Cabo).
Apartheid
O sistema colonial era essencialmente racista e foi a partir daí que o Apartheid começou a dar seus primeiros sinais. Leis que não permitiam negros na igreja, que impediam que os mesmos não pudessem quebrar um contrato de trabalho foram implantados dando início ao regime discriminatório.
A Lei da Terra, implantada em 1913, foi a mais marcante: ela dividia a África do Sul em áreas que não poderiam ser frequentadas pelos negros. Com o regime cada vez mais rigoroso, os "casamentos mistos" passaram ser proibidos. Os negros só poderiam viver na cidades se fossem empregados e deveriam portar um passe e não poderiam entrar em determinadas lojas.
Representante contra o regime
Neste cenário tomado por desigualdades, surgem diversos ativistas negros lutando por suas causas. Nelson Mandela foi o que ganhou maior notoriedade no cenário internacional. Em 1962 ele foi por incentivar a luta contra o regime. O governo tento negociar sua liberdade e, diante de negativas por parte de Mandela, fracassou. No total, foram 27 anos na prisão e o ativista só foi liberado devido a uma forte comoção mundial a favor de sua liberdade.
TESTE: O que você sabe da história das Copas
Em 1993, Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seu esforço para acabar com a segregação racial. Um ano depois, o líder foi eleito presidente da África do Sul através das primeiras eleições multirraciais do país. Em seu governo, negros e brancos passaram a trabalhar juntos sem qualquer distinção. Pela primeira vez na história do país se via uma ação como essa.
Copa e esperança
Atualmente, a população sulafricana é formada por 80% de negros. Mesmo após anos de luta e do governo de Mandela, o preconceito ainda é muito forte. Negros estudam nas mesmas escolas e universidades que os brancos, mas relatam dificuldades em fazer amizades ou se envolver com alguém. O regime do Apartheid foi abolido, mas deixou uma barreira invisível que ainda convive no país. Muitos acreditam que não existe de fato um esforço do governo para que esta situação se resolva, para que as pessoas se misturem.
Ataques xenófobas ainda são comuns e estão diretamente ligados a má distribuição de recursos entre negros e brancos. Os problemas ainda persistem, mas a verdade é que a partir do dia 11 de junho, na África do Sul, todos os povos, cores e culturas estarão pela primeira vez lutando e torcendo por um mesmo ideal. Realizar a Copa com sucesso é uma esperança para que, embora o país seja assolado por problemas sociais, o fim do preconceito esteja próximo.
HISTÓRICO DAS COPAS DO MUNDO DE FUTEBOL
Uruguai 1930 A Copa que o mundo merecia
Uruguai Copa do Mundo vê o nascimento da mítica seleção Celeste Olímpica em 1930
A Celeste brilha
Uruguai organiza e ganha a primeira Copa do Mundo
Copa
Itália 1934 A Copa do fascismo
Sob olhares de Mussolini
Itália vence Copa que foi misto de futebol e política
Escale sua França 1938 A guerra bate à porta
Hegemonia do fascismo
Brasil se destaca, mas Itália conquista o bicampeonato
seleçãoBrasil 1950 O drama do Maracanazzo
A mãe de todas as derrotas
Sob 200 mil olhares, Brasil sofre sua mais dura derrota
1º Uruguai • Campeão
2º Brasil
3º Suécia
4º Espanha
5º Iugoslávia
Suíça 1954 Outra grande injustiça
Futebol de resultados
Alemanha usa a força física para ficar com título mundial
Suécia 1958 O fim de uma 'escrita'
É campeão!
Brasil dá show de bola e, enfim, conquista o mundo
Chile 1962 Sem Pelé, brilha o 'Mané'
Mané genial
Sem Pelé, Garrincha leva a seleção rumo ao bi mundial
Inglaterra 1966 Suspeita mancha título inglês
No apito
Inglaterra conta com ajuda do juiz para ganhar a Copa
México 1970 A magia do tri brasileiro
Jules Rimet
Brasil supera a Itália e fica com a taça para sempre
Alemanha 1974 Começa uma nova era
Força vence a arte
Holanda dá show, mas Alemanha fica com o título
Argentina 1978 Um campeão sob suspeita
Um campeão polêmico
Argentina bate a magia da Holanda e ganha o título
Espanha 1982 A força supera a arte
Show inútil
Itália mata o "futebol-arte" do Brasil e conquista o tri
México 1986 O Mundial de Maradona
Com 'la mano de Díos'
Maradona brilha e decide o título mundial da Argentina
Itália 1990 Futebol fraco e poucos gols
Escassez de gols
Frieza alemã prevalece em Copa do Mundo 'chata'
Estados Unidos 1994 Vitória do futebol pragmático
Após 24 anos
Seleção brasileira ganha primeiro título sem Pelé
França 1998 A vez do 'Allez les Bleus'
Sem mais do mesmo
França aproveita 'apagão' do Brasil e leva seu 1º Mundial
Coréia / Japão 2002 O penta da 'família Scolari'
Cinco vezes Brasil
'Erres', união do grupo e sorte garantem penta na Ásia
Alemanha 2006 Mundial decidido em cabeçada
Após 24 anos
Itália supera 'maldições' e conquista o tetra mundial
•
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gostei do que voce falou do alcool Thayline porque o alcool e um vicio que destroi varia familias e tambem distroi voce.
ResponderExcluireu acho que o futebol não é só um esporte futebol gera a paz, eu jogo futebol e me sinto muito bem quando estou jogando , espero um dia poder disputar uma copa do mundo .
ResponderExcluir